Essa série pretende
disponibilizar as informações mais importantes acerca de cada um dos 27 livros
que compõem o Novo Testamento. Desde que lançamos nossa série de Introdução ao Antigo
Testamento, muitos leitores têm nos questionando acerca de algum material
semelhante com respeito ao Novo Testamento. Então, aproveitando que iniciamos
uma série de estudos acerca dos manuscritos do Novo Testamento — tecnicamente
chamada de “baixa crítica” — estamos aproveitando a oportunidade para lançar
uma série que trate também do texto do Novo Testamento em si, e da
interpretação geral do mesmo — “alta crítica”.
CONTINUAÇÃO...
I. OS EVANGELHOS
B. A FORMA LITERÁRIA
DOS EVANGELHOS
Um dos maiores e mais comum de
todos os erros cometidos contra os Evangelhos é a ideia canhestra de pensar nos
mesmo como se fossem uma “biografia de Jesus”. Eles não são. Os evangelhos que encontramos
na Bíblia são uma forma literária que foi desenvolvida pelos próprios
evangelistas e não existe nenhum tipo de literatura que se assemelhe ao mesmo,
com exceção dos inúmeros falsos evangelhos que tentaram copiar o formato dos
originais.
Desse modo podemos afirmar que os
Evangelhos que temos no Novo Testamento não são, em nenhuma hipótese, sequer
semelhantes aos vários tipos de biografias como conhecemos. Tal realidade não
está atrelada, exclusivamente, ao fato de que os Evangelhos bíblicos se
concentram num breve período da vida de Jesus. O fator preponderante é que o
propósito dominante dos mesmos não é apenas registrar os acontecimentos como
fatos. Apesar dos Evangelhos serem, para todos os efeitos históricos, o
propósito dos mesmos vai muito além apenas do registro histórico. Por esse
motivo, não se trata de nenhum acidente que tal material recebeu o nome de εὐαγγέλιον — euaggélion[1]
— evangelho, logo no início da era cristã. Os primeiros cristãos proclamavam o εὐαγγέλιον — euaggélion — evangelho,
ou Boas Novas, uma mensagem que era e continua sendo desesperadamente
necessária.
Todavia, os primeiros
evangelistas não tinham nenhum modelo prévio de um escrito semelhante pelo qual
pudessem se guiar. Eles criaram esse formato sob a inspiração do Espírito Santo
de Deus. Esse gênero literário — Evangelho — surgiu das exigências da missão de
pregação entre os gentios. Os pregadores das primeiras missões cristãs
precisavam enfatizar a morte e a ressurreição de Jesus, pois eram esses temas
que formavam o núcleo central da mensagem que eles tinham para anunciar. Não
deve nos surpreender, portanto, que tanto espaço é ocupado com esses dois
aspectos de toda a vida de Jesus, nos evangelhos escritos. No evangelho de
Marcos uma porção que corresponde a aproximadamente 30% de tudo que o nele está
escrito se ocupa desses dois temas apenas. A porcentagem nos outros evangelhos
não é muito menor. Isso tudo faz perfeito sentido com a afirmação do apóstolo
Paulo que encontramos em —
1 Coríntios 15:3—8
3 Antes de tudo, vos
entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo
as Escrituras,
4 e que foi sepultado e
ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
5 E apareceu a Cefas e,
depois, aos doze.
6 Depois, foi visto por
mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até
agora; porém alguns já dormem.
7 Depois, foi visto por
Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos
8 e, afinal, depois de
todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.
As narrativas envolvendo a vida
do Senhor Jesus, suas obras, seus milagres, assim como seus ensinamentos foram
todos considerados secundários diante desse interesse dominante envolvendo sua
morte e ressurreição. Todavia os elementos citados logo acima eram fundamentais
para a parte final das narrativas que temos nos Evangelhos. Para confirmar o
que estamos dizendo, basta pegar qualquer biografia que logo ficará evidente
que nenhum autor tratou o biografado do modo como Jesus é apresentado nos evangelhos
inspirados pelo Espírito Santo. Os evangelistas não eram homens de literatura
nem pretenderam fazer algum tipo de literatura conhecida quando foram
inspirados pelo Espírito Santo, a escreverem os Evangelhos. Eles mesmos tinham
experimentado uma profunda mudança em suas vidas por meio dos fatos que depois
registraram por escrito. Esse fato apenas marca seus registros como
completamente diferentes de outras formas literárias, e nunca pode deixar de
ser levado em consideração quando discutimos, de forma crítica[2],
as origens dos mesmos.
Outro aspecto que devemos notar
dentro do escopo que estamos tratando, tem a ver com o fato de que não existem
paralelos, nem sequer aproximados, da forma como os evangelhos foram
produzidos. Isso impede por completo, qualquer tentativa de comparação padrão
utilizada para se analisar e avaliar outras formas literárias. Os Evangelhos
são únicos!
No próximo estudo iremos falar dos
“Motivos por Trás da Produção dos Evangelhos”.
CONTINUA...
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 001 — INTRODUÇÃO GERAL AOS EVANGELHOS — ESTUDO 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 002 — A FORMA LITARÁRIA DOS EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 003 — MOTIVOS PORQUE OS EVANGELHOS FORAM ESCRITOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 004 — O LUGAR OCUPADO PELOS QUATRO EVANGELHOS NO NOVO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — PARTE 005 — A MELHOR FORMA DE ABORDAR OS QUATRO EVANGELHOS
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 006 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 001
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 007 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 008 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 003
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 009 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 004
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 010 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 005
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 011 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 006
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 012 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 007
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 013 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 008
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 014 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS — PARTE 009
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 015 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 010 — AUTOR — PARTE 002
INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO — ESTUDO 016 — INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS — MATEUS — PARTE 011 — DATA DA COMPOSIÇÃO
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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