quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PASTOR DE MEGA IGREJA EM ORLANDO COMETE SUICÍDIO



O pastor fundador da mega igreja Orlando´s Summit Church — Isaac Hunter — tirou a própria vida no início da semana. Não é incomum igrejas surgirem em regiões densamente povoadas e logo atingirem proporções gigantescas, por causa da pregação de um evangelho barato que não exige nada daqueles que pretendem seguir a Jesus.

Isaac Hunter 

O corpo do pastor Hunter foi encontrado pela polícia de Altamonte Springs na terça feira passada — 10/12 — em sua casa. Ele estava com apenas 36 anos de idade.

Sua igreja se expandiu em poucos anos por cinco localidades diferentes e, como todas as igrejas desse tipo, era não denominacional, apesar de que a maioria dessas igrejas adota uma forma de governo e práticas muito semelhantes às das igrejas batistas.

Pastor Hunter era filho de Joel Hunter, outro famoso mega pastor e conselheiro do presidente Obama. Isaac Hunter, como é tão comum com os pastores de mega instituições, abriu mão de seu cargo de pastor sênior da igreja, depois de ter sido pilhado numa relação sexual como um a das mulheres da sua igreja. Certamente a pregação legalista não lhe permitiu ser acolhido como uma ovelha ferida. Afastou-se da comunhão, entrou em depressão, ninguém estendeu a mão para ajudá-lo e o resultado final já sabemos.

Isaac Hunter junta-se assim a Matthew Warren, filho do todo poderoso Rick Warren da Saddle Back Community Church que tirou a própria vida no início do ano com apenas 27 anos de idade.

Matthew Warren

No Brasil, infelizmente não temos esse tipo de estatísticas e tudo é feito para se acobertar o suicídio tanto aqui quanto nas terras do tio Sam, quando o assunto é suicídio. As igrejas evangélicas, de um modo geral, precisam ser despertadas para os graves problemas de saúde mental que atingem nossa população, especialmente os transtornos compulsivos obsessivos e a bi-polaridade.

Os Estados Unidos da América registram 10.3 suicídios para cada grupo de 100.000 pessoas. No Brasil esse índice é de 5.8 pessoas para cada 100 mil habitantes. No ano passado 36.000 estadunidenses tiraram a própria vida o que dá uma média de 100 pessoas por dia. Já no Brasil, no ano passado cerca de 11.600 pessoas tiraram a própria vida, uma média de quase 30 pessoas por dia.

Que Deus nos ajude as entender as implicações desses dados e que nossas igreja possam se tornar verdadeiro abrigos para as tempestades da vida em vez de um local onde só existem dedos acusadores. Quando filhos de pastores cometem suicídio, temos que nos perguntar até que ponto a hipocrisia dos pais e a pressão exagerada exercida sobres os filhos, foi responsável por ato tão trágico?

Que Deus Abençoe a Todos

Alexandros Meimardis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

5 comentários:

  1. Conheço pessoalmente dois casos de suicídios entre evangélicos brasileiros.
    Aqui em Brasília, em 2006, a esposa de um pastor da Igreja Presbiteriana deu cabo à própria vida por enforcamento. Conheço o pastor, por seu meu colega de trabalho no mesmo órgão público.
    Outro caso foi de uma jovem de 15 anos da Igreja Assembleia de Deus, que tomou veneno para rato, desta feita no Norte do Brasil, em 1984.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joel,

      Eu moro na cidade que tem o maior índice de suicídio do país (proporcional à sua população).

      Mas percebo uma constante tentativa generalizada de se negar esse fato, especialmente quando acontece entre o povo chamado evangélico. Isso é menos frequente, mas também acontece.

      Abraço,

      irmão Alex

      Excluir
    2. É verdade.

      E as razões são as mais variadas.
      Nos casos, que citei, as razões foram bem distintas.

      No caso da esposa do pastor, o motivo seria uma relação extraconjugal do pastor, que levou a esposa a uma profunda depressão.

      Já no caso da garota de 15 anos, um namoro com um conhecido "don juan" local, levou a garota ao desespero, depois de ser pilhada pelas línguas dos membros da igreja AD local, por ser filha do pastor, a quem caberia o ônus maior de dar "exemplo" para os demais jovens. Somou-se a isso, a falta de sabedoria do pastor e esposa, que decidiram por um castigo físico à garota que, extremamente envergonhada e com profunda depressão, ingeriu veneno para rato e formiga misturados. Foi um choque tremendo para a pacata cidadezinha.

      A principal razão disso tudo, como o senhor disse, é a recusa dos evangélicos, principalmente os pentecostais, de aceitarem que a medicina também é um instrumento de Deus para quem dela precisa.
      Muitos nesse meio, equivocadamente acreditam que a depressão é apenas um mal espiritual, que pode ser debelado apenas com orações, já que a origem é espiritual e procurar um psiquiatra ou psicólogo seria uma demonstração de falta de fé em Deus.

      E assim vão vivendo de equívoco em equívoco, sujeitos a males e tragédias, que poderiam ser evitadas.

      Talvez porque ignorem o que Jesus Cristo disse: "Não precisam de médicos os sãos, mas sim os doentes."

      Excluir
    3. Caro Joel,

      Obrigado por acrescentar ideias tão pontuais ao material do blog. Seus comentários são sempre bem vindos e sempre peço a Deus que permita que outras pessoas tenham a oportunidade de lerem os mesmos.

      Abraço fraterno,

      Irmão Alex.

      Excluir
  2. Graça e paz irmão Alex.Há um tempo estava procurando em seu blog algo sobe depressão e encontrei hoje (em outro post).Mas ao ler esse post, principalmente nos comentários do Joel, notei a importância dos assuntos depressão e suicídio.O Joel foi muito feliz em argumentar sobre a medicina.Que Deus abençoe seu trabalho irmão Alex.Abraço.

    ResponderExcluir