quinta-feira, 20 de março de 2014

A VIDA DE DAVI — SERMÃO 006 - DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 2

Resultado de imagem para painting of david and goliath

Davi e Golias

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

Texto: 1 Samuel 17
A VIDA DE DAVI

DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 2 — SERMÃO 006

Introdução.

A. Estamos estudando a Vida de Davi e agora estamos falando da luta de Davi contra o gigante dos filisteus chamado Golias.
B. Nossa intenção é aprender algumas lições desse combate.
 C. Na semana passada nós vimos que para derrubar os gigantes das nossas vidas nós precisamos de:

1. Precisamos ter uma perspectiva espiritual da realidade.


2. Precisamos ter uma fé que é prática e não apenas uma teoria em nossas cabeças.


3. Precisamos focalizar nossa atenção, de forma deliberada, na glória de Deus.

D. Golias era, de fato, um homem impressionante. Ele media 3,20 metros de altura aproximadamente.
 1. Sua armadura pesava cerca de 57 quilos.
 2. Apenas a ponta de sua lança pesava quase 7 quilos!
 E. O desafio de Golias era um desafio comum naqueles dias: para se evitar muito derramamento de sangue, cada exército escolhia seu melhor guerreiro e os dois batalhavam um contra o outro. Aquele que se saísse vencedor na batalha, tinha seu povo declarado como vencedor da guerra e o outro povo estava obrigado a servir o povo do vencedor.
 F. Golias era apenas um homem, mais seu desafio punha em risco a vida de todo um povo.
 G. O mesmo é verdadeiro com nossas atitudes com relação uns aos outros e, especialmente com relação ao pecado. Por isso, temos que realmente nos empenhar em...

DERRUBAR OS GIGANTES EM NOSSAS VIDAS
 I. O Gigante Golias
 A. Golias era, realmente, um adversário formidável, sobre qualquer aspecto.
 B. E Golias se transformava num problema cada vez maior quando a única perspectiva em que podia ser enxergado era a perspectiva humana
 1 Samuel 17:24
 Porém todos os homens de Israel, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente.
 O próprio Golias havia incutido várias mentiras nas mentes dos Israelitas —
 1 Samuel 17:8—9
 8 E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.
 9 Se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis nossos servos e nos servireis.
Mas, Davi não se deixava influenciar por essas ideias. Ele conhecia o Deus verdadeiro. O Deus Criador dos Céus e da Terra e o Deus da Revelação – lembram do Salmo 19? Davi estava cheio da palavra de Deus e cheio das ideias de Deus e não dava a mínima importância para as palavras de Golias —
1 Samuel 17:26, 36
26 Então, falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
36 Assim, feria o teu servo o leão como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
 II. Duas Perspectivas de Se Encarar um Mesmo Problema.
 A. Note as perspectivas tão distintas que podemos observar acerca de como Golias era percebido por Saul e seus exércitos, pelo próprio Golias e por Davi:
 1. Para Saul e seu exército, Golias era um gigante filisteu.
 2. Para Davi ele era um filisteu incircunciso.
 3. Para Golias os Israelitas eram os “servos de Saul”.
 4. Para Davi eles eram o Exército do Deus Vivo.
 B. Saul e seus exércitos estavam apavorados porque estavam comparando a força que tinham com a força de Golias. As armas que tinham com as armas de Golias e a experiência que tinham com o guerreiro experiente, que eles imaginavam que Golias era —
1 Samuel 17:33
Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele, homem de guerra desde a sua mocidade.
C. Mas para Davi, o conflito tinha outra natureza. Era um conflito espiritual entre o bem e o mal. Saul e seu exército olhavam para Golias e pensavam: “Ele é tão grande, nós nunca poderemos vencê-lo”. Já Davi, que enxergava as coisas do ponto de vista de Deus, pensava: “Ele é tão grande que não tem jeito de eu errar a pedrada que vou dar nele!”
III. Por que Davi Chamava Golias de Incircunciso?  
A. A circuncisão era um símbolo que Deus deu a Abraão para que servisse como uma marca de que seus descendentes eram o povo de Deus — ver
Gênesis 17:10—12
Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe.
B. A intenção de Deus para com o povo de Israel, ao dar para eles a marca da circuncisão era lembrá-los de três coisas importantes:
1. Levítico 20:7
Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.
2. Deuteronômio 6:5
Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
3. Levítico 19:18
Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.
C. O Desejo de Deus é que seu povo fosse moralmente puro e separado de todos os outros povos. Eles deviam ser um povo que deveria guardar a aliança com Deus na pureza de suas vidas e no amor dedicado a Deus e ao próximo.
 D. Golias não era parte do povo da aliança. Ele não entendia nada de santidade, de pureza, de amor a Deus e ao próximo. Por isso, Davi o chama de incircunciso.
 Conclusão:

1. Muitos de nós não entendemos nossa importância na igreja que é o Corpo de Jesus Cristo. A igreja é, na realidade, um corpo entretecido de todos os crentes. Quando um crente vai bem a igreja vai bem, quando um crente vai mal a igreja vai mal. Preste atenção nesses versos:

a. Romanos 12:15

Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.

b. 1 Coríntios 12:24—25

Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.

c. Hebreus 10:25

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

2. Existem crentes que abandonam a igreja — param de frequentar — achando que isso não tem problemas, que não faz diferença. Mas a realidade é bem outra. Por causa do fato de estarmos entretecidos uns nos outros, quando nos afastamos da comunhão nós colocamos em risco a existência daquele corpo local ao qual estamos vinculados. E Deus não costuma ver com bons olhos tal situação.

3. O mesmo é verdadeiro com relação ao pecado em nossas vidas. Quando convivemos pacificamente com o pecado e não lutamos contra o mesmo, nós colocamos em risco nossa própria vida, a vida da nossa família imediata e a vida da família cristã na igreja que é o Corpo de Cristo.

4. Não tenha dúvida que se você colocar a igreja em risco, Deus irá atrás de você. Se suas atitudes contribuírem com s destruição de uma igreja local pode ter certeza que Deus ira te destruir também:

a. 1 Coríntios 3:17

Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

5. Nada entristece mais o meu coração do que ver os cristãos, povo que fez uma aliança com Deus, se comportar como Golias. Vivendo na imoralidade, na bebedice, na glutonaria, no consumo de drogas, na falta de amor por Deus e pelo próximo. Ausentes da comunhão com os irmãos. Longe do amor a Deus e ao próximo.

6. Se essa é a tua condição hoje, bem existe uma boa notícia para você. Deus está dando a você a oportunidade de estar aqui hoje, porque ele está te chamando para te perdoar por completo e te libertar dessa vida de tirania desse gigante chamado pecado.

7. Quero desafiar todos aqui que se encontram nessa condição miserável, a usarem a oportunidade do momento de contrição para que se arrependam dos seus pecados e clamarem pelo perdão de Deus. A Bíblia nos diz o seguinte:

Isaías 55:7 — Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário