segunda-feira, 24 de março de 2014

Apocalipse 12:13 — O DRAGÃO ATIRADO PARA A TERRA — Estudo 016



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUdOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? nO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão — Apocalipse 12:13.

O filho varão citado aqui é o mesmo mencionado no verso 5. O historiador romano Plutarco — Lucius Mestrius Plutarchus — ao narrar o mito das divindades egípcias Isis e Osiris, nos diz que muitos transferiram sua lealdade das divindades Set e Tífon para Horus e Harpócrates — que era filho de Osiris — e que, quando Tueris — a deusa representada pelo crocodilo — que era concubina de Tífon, passou para o lado de Horus, uma serpente que a estava perseguindo foi cortada em pedaços pelos seguidores de Horus. Já no livro apócrifo chamado de Testamento de Salomão 14:4 nós lemos de como “Salomão” entrevista um demônio chamado de “Dragão Alado”, o qual perseguia apenas mulheres bonitas. Esse demônio disse a Salomão que uma dessas mulheres gerou um filho que recebeu o nome de Eros. A única conexão desses mitos como a narrativa de João é uma mulher sendo perseguida por um ser “sobrenatural”.

Perseguiu a mulher — como vimos antes, essa mulher representa a comunidade dos santos que já estava presente na mente de Deus desde antes da fundação do mundo. Essa comunidade foi representada na terra pelo povo de Israel durante os dias da Antiga Aliança e é representada, nos dias de hoje, pelo povo da Nova Aliança, a Igreja, a noiva de Cristo e o Corpo do qual ele é a Cabeça. A narrativa que estudamos nos últimos versos — versos 10—12 — havia mudado seu tom para uma espécie de hino triunfal pela vitória do nosso Deus e do Cordeiro sobre Satanás, é retomada nesse verso. Tendo fracassado em matar a criança e tendo sido expulso dos céus, o dragão agora volta seu zelo perseguidor contra a mãe da criança. Os versos 13—17 expandem o material do verso 6. A mulher é o verdadeiro Israel, que nesse instante, i.e. agora mesmo,  é representada pela Igreja — ver Gálatas 6:15—16. Um pouco acima — verso 5 — ela deu à luz ao Messias, como a comunidade dos santos, e agora ela compartilha dos sofrimentos e da perseguição sofridas pelo seu filho, Jesus. No caminho de Damasco o rabino Saulo teve uma visão do Senhor Jesus o qual lhe perguntou: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” — cf. Atos 9:4. Foi nesse instante que Saulo se deu conta que perseguir a Igreja de Jesus era o mesmo que perseguir o próprio Senhor — ver Atos 9:4—5. Cristo está plenamente unido àqueles que creem nele — ver
Mateus 25:44—45

44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.

A tipologia representada pelo Êxodo — a saída do povo de Israel do Egito — está completamente entretecida em todo esse episódio. A perseguição da mulher é semelhante à perseguição do Faraó que saiu ao encalço dos filhos de Israel — ver Êxodo 14:8—9. As “duas asas da grande águia” — Apocalipse 12:14 — que foram dadas à mulher e que permitem que a mesma fuja para o deserto fazem eco com as palavras que encontramos em

Êxodo 19:4

Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.

Já no final da jornada pelo deserto, Moisés em seu cântico faz referência a esses acontecimentos — ver Deuteronômio 32:11—12. O rio de água que flui da boca do dragão — Apocalipse 12:15 — reflete bem a tentativa do Faraó de afogar os meninos dos israelitas, recém nascido, nas águas do rio Nilo — ver Êxodo 1:22. Já a abertura da terra que engoliu o rio arrojado pelo dragão contra a mulher — Apocalipse 12:16 — é reminiscente da destruição das famílias de Coré, Datã e Abirão, quando a terra do deserto se abriu levando-os todos diretamente para o Sheol[1] — ver Números 16:31—33.

O tema central desse parágrafo é a perseguição da mulher e da sua semente. Aqui devemos voltar a enfatizar que o ódio que Satanás tem da Igreja é fruto, realmente, do seu ódio pela pessoa de Cristo. O próprio Senhor Jesus advertiu seus seguidores que eles iriam ser perseguidos pelo mundo da mesma forma em que Ele mesmo foi perseguido:

João 15:20—21

Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou. 

Todavia, o que essa seção nos ensina, acima de tudo é: Deus cuida de todos os que são seus, de tal maneira que os mesmos possam realizar os propósitos que o Senhor tem para eles. É certo que alguns serão martirizados, mas outros serão poupados.

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] A expressão “Abismo” corresponde ao hebraico Sheol cujo significado é bastante amplo e faz referência a: sepulcro, morte e profundezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário