quarta-feira, 5 de março de 2014

PAPA FRANCISCO I IRÁ DECLARAR “SANTO” O PADRE ANCHIETA


Resultado de imagem para padre josé de anchieta

De acordo com notícia veiculada pelo site do jornal “O Estado de São Paulo”, o papa Francisco I pretende canonizar via decreto e sem processo formal o padre José de Anchieta, acusado de tiranizar os índios e até de mandar matar um deles pelo ex-padre Dr. Aníbal Pereira Reis em sua obra: “Anchieta: Santo ou Carrasco?”.[1] Esse ato parece mais um conluio entre jesuítas já que tanto Anchieta quando Francisco I pertencem à essa ordem.

Segue a notícia do Estadão

Padre José de Anchieta será declarado santo por decreto do papa Francisco.

José Maria Mayrink - O Estado de S. Paulo


Assinatura do documento ocorrerá antes da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II

O padre José de Anchieta será declarado santo, por decreto do papa Francisco, no início do mês de abril, anunciou nesta quinta-feira, 27, o arcebispo de Aparecida, cardeal d. Raymundo Damasceno Assis, em entrevista ao repórter Silvonei José, na Rádio Vaticano. A notícia é surpreendente, porque não se esperava que a cerimônia de canonização fugisse às regras da Congregação para as Causas dos Santos, que vinha trabalhando para acelerar o processo de Anchieta.

Tela de Benedito Calixto, de 1893, retrata Padre José de Anchieta - Pinacoteca do Estado/Reprodução
Tela de Benedito Calixto, de 1893, retrata Padre José de Anchieta - Pinacoteca do Estado/Reprodução

Segundo d. Damasceno, a canonização por decreto, em vez de uma celebração solene na Praça de São Pedro, foi decisão pessoal do papa, que na mesma data, a ser ainda fixada, vai declarar santos dois missionários canadenses. A assinatura do decreto ocorrerá antes da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, marcada para o dia 27 de abril, que deverá atrair mais de dois milhões de pessoas.
"Vamos comemorar de uma maneira simples a canonização do Padre Anchieta a partir da assinatura do decreto, que corresponde a uma forma equivalente à proclamação solene de um santo", anunciou d. Damasceno. Em seguida, haverá outras comemorações, a começar por uma missa celebrada em conjunto com os canadenses em uma paróquia romana e por outra missa, a ser presidida por Francisco no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. A data depende da agenda do papa.

Pio Brasileiro

Resultado de imagem para pio brasileiro
Pio Brasileiro: local onde são preparados os bispos brasileiros.

Dirigido até agora pelos jesuítas, o Pio Brasileiro está comemorando 80 anos de existência e passará a ser administrado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essa instituição abriga os padres brasileiros enviados a Roma para fazer mestrado e doutorado em Teologia. Seu novo diretor será, provavelmente, padre Lauro Versiani, reitor do Seminário São José, em Mariana (MG).

D. Damasceno, que é também presidente da CNBB, adiantou que haverá celebrações pela canonização de Anchieta durante a assembleia geral do episcopado em Aparecida, na primeira quinzena de maio, e nas cidades em que ele atuou como missionário: São Paulo, Rio, Vitória e Salvador. O cardeal prevê que haja comemorações também nas Ilhas Canárias, onde José de Anchieta nasceu em 1534, e em Portugal, onde ele se tornou jesuíta e estudou. Morreu em 1597, no Espírito Santo.

Anchieta foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II. A canonização estava dependendo da aprovação de um milagre, que Francisco dispensou. "O beato Anchieta, Apóstolo do Brasil, é venerado em todas as regiões do País e centenas de graças são atribuídas à sua intercessão", observou padre César Augusto dos Santos, vice-postulador da causa de canonização.

O artigo original do Estadão poderá ser visto por meio desse link aqui:

Nossas considerações:

A Igreja Católica Apostólica Romana mente ao declarar que ”centenas de graças são atribuídas à sua intercessão”, isto é, à intercessão do padre morto José de Anchieta.

Sugerimos a leitura do nosso artigo que trata dessa questão acerca do fato se os santos católicos romanos podem mesmo interceder a favor dos vivos sobre a terra por meio do link abaixo:

A bíblia é bem clara quanto a toda essa questão ao afirmar o seguinte:

Hebreus 9:27—28

27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,

28 assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

OUTROS ARTIGOS ACERCA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.



[1] Reis, Aníbal Pereira. Anchieta: Santo ou Carrasco? Edições “Caminho de Damasco” Ltda, São Paulo, 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário