segunda-feira, 24 de março de 2014

IGREJA METALEIRA



Nos dias atuais estamos vivendo uma verdadeira explosão de surgimento de novas igrejas. Entre as mais novas, uma nos chamou a atenção via um artigo publicado pela pelo site da Folha de São Paulo. Trata-se da Crash Church nome mais apropriado para algum lugar do Texas nos EUA do que para a cidade de São Paulo. Segundo seu pastor, Antonio Carlos Batista, a expressão “Crash Church” é traduzida como “Igreja do Impacto” apesar de “impacto” não ser uma das opções de tradução para crash. Mas música barulhenta, tipo metaleira, consta nos dicionários sob o verbete “thrash”.

De acordo com a reportagem da Folha o pessoal da Crash Church encontra-se sob um fogo cruzado. Eles ao acusados pelos chamados evangélicos de cultuarem a Satanás, o que não passa de uma grande bobagem. Deus não está interessado no som ou barulhos e sim nos corações. Já para as bandas de metaleiros eles não passam de um grupo de “metaleiros” bem comportados, algo que vai na contra mão da verdadeira cultura “trash” ou Lixo.

http://guilhermestoner.files.wordpress.com/2012/01/fachada_crash.jpg
Foto Raquel de Araujo

A igreja está localizada no Alto do Ipiranga desde 2006, num prédio todo pintado de preto com uma placa indicando “Crash Church”. Do lado de dentro as paredes estão cheias de grafites, como convém ao local. Existe um salão com um palco que é usado pela banda e pelo pregador. A música é estridente e os cantores, claro, não cantam, mais berram. Quando alguém fala existe sempre um acompanhamento de alguma guitarra pontuando o que está sendo dito. Ah! Sim o nome da Banda é AntiDemon, algo que deve parecer óbvio. As luzes se apagam e o pastor surge no palco de onde ordena que as pessoas se abracem. Existe certa comoção, gritos de Aleluia e glória a Deus podem ser ouvidos.

Seu pastor, Antônio Carlos Batista, que é também o fundador da mesma se queixa do duplo preconceito de que são vítimas. Mas o negócio deles é oferecer uma alternativa — apesar de existirem tantas outras — para quem não quer adorar o Senhor vestindo terno e gravata e outras limitações impostas, especialmente sobre as mulheres que não passam do mais puro legalismo. O pastor Antonio Carlos Batista tem o hábito salutar de cumprimentar, individualmente, todos os que visitam a igreja pela primeira vez.

O pastor também é vocalista da banda de rock gospel AntiDemon, que já viajou por 31 países
Foto: Folhapress
 
A congregação não é muito grande e sua frequência gira em torno de 50 pessoas com os adereços típicos dessa subcultura: tatuagens, roupas rasgadas, piercings, cabelos compridos, cabelos tingidos, etc.

Como qualquer evangélico o pessoal da Crash Church não fuma, nem consome álcool e usam a indefectível frase nesses contextos: “Jesus é nossa droga”, que se trata de uma frase de gosto muito duvdoso.

Como outra igreja qualquer a Crash Church também tem seu momento de coletar os dízimos, geralmente antecedido por algum testemunho. Os envelopes, já dá para sacar, também são totalmente pretos.

Depois da coleta o culto segue, geralmente, por mais duas horas. O pastor Antonio Carlos Batista fala palavras de incentivo acerca de luta do cristão contra Satanás.

Além dos metaleiros em geral, os gays também são bem bem-vindo, apesar do pastor deixar bem claro que não aceitam um “terceiro sexo”. Gays são bem recebidos porque como quaisquer outros pecadores eles precisam do amor de Deus e de ajuda.

E é assim que o evangelho vai sendo pulverizado. A ideia de Jesus de uma igreja una virou uma verdadeira quimera por causa do nosso próprio pecado que nos divide em multidões de tribos e cada uma dessas tribos imagina ter sua própria igreja. Pena.

Que Deus Abençoe a todos.

Hoje recebemos um comentário do irmão Leandro Calejon, nos chamando a atenção para certos detalhes do artigo acima. Como nosso artigo foi baseado em uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo, estamos publicando o comentário do irmão Calejon, porque desejamos que a justiça seja estabelecida entre muito do que foi realmente dito e a forma como o material foi editado pela Folha de São Paulo. Segue o comentário do irmão Calejon:

Leandro Calejon: apesar de algumas coisas que foram modificadas no texto necessitarem de ser explicadas... em: "fazer parte da cultura trash "(lixo ) ... o correto é "thrash" (estilo musical que remete ao som de um bate estacas.. bordão usado nos estados unidos para se referir ao estilo musical) ... sobre o "nosa droga é Jesus" .. a frase real foi "sou viciada em Jesus"... "na frase .. "os homosexuais são bem vindos pois são pecadores como todos " .. esta frase não existe ... foi editada.. o que foi dito foi ... homosexuais são bem vindos.. na matéria tbm foi perguntado : "vcs concordam com o homosexualismo? " e a resposta foi: "não, mas homosexuais são bem vindos"... edições de mídias muitas vezes tentam difamar os locais que foram procurados para serem entrevistados. 

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

7 comentários:

  1. quando fizer uma materia procure as verdadeiras fontes e não tente se basear em midias sensacionalistas, não faço parte do ministério mas conheço muita gente de lá e acompanho a varios anos e digo que 80% do que você disse não condiz completamente com os fatos acho que se você fizer uma visita o Pr. Batista vai te receber de braços abertos somos todos servos do mesmo Deus. me entristece que a poucas midias cristãs fiquem distorcendo a verdade dessa forma. abraço fique na Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro unknown? Por que? Anônimo não servia?

      Lamento, mas teu comentário foi desnecessário e tem afirmações pouco verdadeiras. Já falei com o pastor Lenadro Calejon, publiquei uma nota de esclarecimento que ele me forneceu no corpo do próprio artigo e ele me respondeu agradecendo.

      Estamos em paz. Se você percebeu alguma animosidade em meu artigo contra a igreja do pastor Calejon, eu tenho certeza que o mal está em teus olhos e não na nossa intenção. Como parece evidente que o que escrevi causou um mal estar em você, aproveito para pedir perdão para você também.

      Abraço,

      irmão Alex.

      Excluir
  2. A revista da Folha de SP foi na Crash e escreveu a visão que teve de lá após um culto de domingo... sugiro e convido você irmão Alex a ir também e tirar sua conclusão pessoalmente, pois escrever algo com base numa outra base de alguém que pouco conheceu a igreja, fica meio confuso e até equivocado em algumas coisas.
    Enfim, fica aqui o convite para visitar nossa igreja, você será muito bem recebido! ^^
    Suellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Suellen,

      Obrigado por teu convite e por tuas críticas. Tudo é muito bem vindo. Mas existe algo que talvez você não esteja a par. Depois que publiquei meu artigo, em parte usando o material da Folha e em parte fazenda comentários de minha própria lavra, geralmente defendendo a tua igreja, o irmão Calejon me enviou um pequeno comentários corrigindo alguns erros que eu havia reproduzido.

      Incontinenti lhe prometi que colocaria o comentário dele no corpo do artigo com o devido destaque o que foi realmente feito. Agora, se de alguma forma eu ofendi a você com meu artigo, peço que me perdoe.

      Grande abraço fraterno,

      irmão Alex

      Excluir
  3. Nao é muito diíicil entender o que está acontecendo…

    Hoje vimos muito mais as "igrejas" se parecendo com o hábitos dos ímpios do que o contrario, como dizia um irmao chamado David Wilkerson.

    ResponderExcluir
  4. Essa igreja tem filial no Rio de Janeiro???? Fiquei interessado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei,

      Mas talvez um contato com a igreja de São paulo possa revelar algo.

      Abraço,

      Alex

      Excluir