domingo, 16 de março de 2014

EXISTIAM CAMELOS NOS DIAS DE ABRAÃO?



Uma notícia publicada no New York Times no mês de fevereiro de 2014 intitulada — Camels had No Business in Genesis ou Canelos não Existiam no Livro de Gênesis — e que pode ser vista em seu original por meio desse link aqui:


nos apresenta mais uma desesperada tentativa de arqueólogos desejosos de tentar negar a veracidade das Escrituras Sagradas. Mas atacar a Bíblia é uma coisa, provar é algo completamente diferente.

A notícia publicada pelo NYT está baseada na falta de descoberta de ossos de camelos para o período dos patriarcas. Ora a falta de ossos, como já explicamos em outros artigos, é parte duma pressuposição falsa baseada naquilo que chamamos de “Lei do Silêncio”. Arqueólogos estadunidenses nos dizem que você será incapaz de encontrar ossos de bisões datando 4 mil anos nos Estados Unidos, apesar de milhões dos mesmos terem vivido naquele país naqueles dias.

Mas o fato é que nós temos evidências arqueológicas de que camelos existiam no Egito, na Síria e na Mesopotâmia muito tempo antes de Abraão aparecer em cena[1]. Uma vez que o próprio Abraão procedeu da Mesopotâmia de UR e de Harã, não é difícil aceitarmos o fato que ele bem poderia ter levado os camelos em sua viagem para Canaã. Além do mais, a Bíblia não diz que os camelos existiam, nem que eram usados de forma abundante em Canaã. A Bíblia também não menciona que os mesmos eram usados pelos filisteus. Por outro lado, a palavra גָּמָלgamal — camelo, é mencionada 25 vezes no livro do Gênesis sempre em contextos que envolvem Abraão, Isaque e Jacó.

O Dr. Andrew Steinmann, que é professor de Hebraico na Universidade de Concordia em Chicago afirma que o erro por parte dos arqueólogos da Universidade de Tel-Aviv encontra-se em uma leitura equivocada das Escrituras. Sim, isso pode acontecer até mesmo com doutores arqueólogos! Imagine o quanto isso não acontece com pastores mal preparados nos estudos bíblicos pertinentes. Segundo o Dr. Steinmann os arqueólogos judeus ASSUMEM que a Bíblia afirma que o uso de camelos no livro do Gênesis era algo muito comum em Canaã nos dias de Abraão, mas o fato é que a Bíblia não faz tal tipo de afirmação!

Arqueólogos céticos têm, muitas vezes, tentando desacreditar as Sagradas Escrituras, com base da “Lei do Silêncio” que surge de escavações arqueológicas e de afirmações feitas por pessoas que não são autoridades bíblicas e nem conhecem o próprio idioma hebraico como deveriam.

Esse método de tentar desacreditar a Bíblia foi utilizado, de modo muito proeminente, pelos liberais do século XIX e volta e meia retorna ás manchetes já que o mesmo ajuda a vender jornais e livros. Exemplos dessa tática podem ser observadas no seguinte: como não existem evidências EXTRA-BÌBLICAS de que se escrevia em hebraico antes do ano 1.000 a.C, então esses “doutores” argumentam que Moisés não poderia ter escrito o Pentateuco, e mais, como não temos evidências EXTRA-BÌBLICAS para os hititas, para UR dos Caldeus, para os filisteus e até mesmo para o Rei Davi, isso prova que nenhum deles realmente existiu.

Mas a verdade é que em todos esses casos e muitos outros subsequentes, outros arqueólogos supriram inúmeras provas EXTRA-BÌBLICAS e fizeram a “Lei do Silêncio” ruir por completo. Mesmo assim a mesma continua, como nesse caso, sendo usada na tentativa de desacreditar a Bíblia. O problema é que uma notícia para desacreditar a Bíblia merece sempre um longo texto, além de uma chamada na capa dos jornais e das revistas. Mas quando essas falsas notícias são desacreditadas, a informação aparece em uma pequena nota, preferencialmente numa página par, próxima do fim da mesma e resumida a poucas linhas! Temos que dar aos céticos algum crédito por sua insistência, porque a mesma tem resultado em benefícios a favor da veracidade das Escrituras Sagradas. Mas de todas as formas, também temos que afirmar que nessas questões — de tentar desacreditar a Bíblia — os seres humanos são useiros e vezeiros em lançar mão de um duplo padrão.

Para Meditar:

Provérbios 20:10

Dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis ao SENHOR.

Provérbios 20:23

Dois pesos são coisa abominável ao SENHOR, e balança enganosa não é boa.

Que deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:



Desde já agradecemos a todos. 




[1] Kitchen. K. A., Ancient Orient and Old Testament. InterVarsity Press, Chicago, 1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário